• Rodovia Raposo Tavares, km 381
  • tnl@tecnal.ind.br

Estação de Transbordo de Cargas em Miritituba

A Estação de Transbordo de Cargas (ETC) da Cargill em Miritituba (MTB) é considerada um ponto estratégico para escoamento de grãos no Arco Norte do Brasil. Operando desde janeiro de 2017 no distrito de Miritituba do estado de Pará, a ETC está localizada na margem direita do rio Tapajós e tem capacidade de movimentação de 4 milhões de toneladas de grãos por ano.

A unidade recebe granéis sólidos (soja e milho) produzidos no estado de Mato Grosso, de onde são transportados por caminhões até Miritituba, que recebe esse produto e posteriormente realiza seu carregamento em barcaças, com destino à Santarém (PA), que por sua vez exporta os produtos por via marítima para diversos destinos no mundo.

A Cargill Miritituba foi construída com equipamentos modernos como 4 tombadores de 26 metros cada e duas moegas manuais. A unidade possui quatro linhas de classificação com caladores hidráulicos, duas balanças rodoviárias, sendo uma de entrada e outra de saída e armazenagem em 03 silos com capacidade de 18.000 toneladas cada.

  • Recebimento: com a capacidade de receber 15 mil toneladas por dia, equivalente a 300 caminhões. No mês é possível receber 360.000 toneladas, equivalente a 7.600 caminhões.
  • Armazenagem: capacidade de armazenamento de 54.000 toneladas acomodadas em três silos modelo chapéu chinês de fundo plano.
  • Embarque: capacidade de embarque é de 24.000 toneladas por dia, o equivalente ao carregamento de 08 Barcaças
CARGILL
Movimentação Portuária